Sys.terna é uma metáfora que se refere à metodologia do Poein em suas ações e descreve, entre outros sentidos, uma prática singular de acolhimento de ideias e discursos. É também o nome de um seminário metodológico de escuta e reflexão sobre temas que interessam às ações de pesquisa e de extensão do Núcleo. O objetivo geral do evento é promover a crítica de referenciais conceituais e metodológicos nos limites de discussão abertos pela temática da “Economia Criativa” e da “Sustentabilidade” em contextos e localidades capixabas. De caráter formativo, em cada edição o Sys.terna debate com convidados temas de interesse de políticas públicas, de ações públicas e privadas ou de segmentos da sociedade.
O nome é inspirado na tecnologia social “cisterna”, reservatório utilizado para acumular a água das chuvas nos períodos de abundância para uso nos períodos de seca, que foi objeto de uma vigorosa política pública federal realizada na região Nordeste do Brasil nos anos 2000.
No contexto das discussões e das provocações instigadas pelo Poiein o vocábulo Sys.terna utiliza a mesma fonação da palavra que se refere ao reservatório, mas é grafada com o prefixo “Sys”, abreviação de system (“sistema”, na língua inglesa), e por isso amplamente utilizada para se referir aos sistemas e códigos quando associados ao mundo digital e à tecnologia; ao mesmo tempo que usa o sufixo “.terna”, que remete à ternura, aqui utilizada como sinônimo de brandura, afeto, aproximando-se do modelo de acolhimento realizado com os coletivos.
O Núcleo Interinstitucional de Extensão e Pesquisa “Poiein – Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade” tem o objetivo de promover a desconstrução, a crítica e a disseminação de referenciais metodológicos, prioritariamente para aplicação em projetos de interesse cultural, educacional e social no Estado do Espírito Santo.