O coletivo Arte no Bairro surgiu em 2018, mas foi idealizado em 2013, no território de Castelo Branco, em Cariacica, uma comunidade periférica que no passado foi uma fazenda, com características rurais, e que tem vários processos de resistência, desde a sua ocupação até seu reconhecimento como bairro.
A ausência de políticas públicas sempre foi nítida para os moradores: falta de atividades culturais, falta de espaços de lazer e de espaços criativos. Em 2018 o coletivo acessou o seu primeiro edital de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da cultura (Secult), promovendo diversas oficinas de arte e leitura em parceria com a Associação de Moradores de Castelo Branco.
Desde então o coletivo participa de leis de incentivo e já foi contemplado nas Leis Aldir Blanc e João Bananeira, pela Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica e Territórios Criativos, da Secult. Em 2024 participou do Edital 003/2024 do Processo Seletivo Simplificado da Rede de Competências e Saberes Compartilhados (Ciclo 2) e foi aprovado com o projeto “O Rolê dos Editais: Formação em Gestão de Projetos Culturais”. As oficinas começaram dia 27 de janeiro e teve participação do coletivo Kasa Raiz, no dia 28.
Participam do coletivo Thays Ferreira Santos, Romulo Lima Simões, Brenda Ferreira Santos, Amanda Carvalho das Neves, André Vieira da Silva, Natalia Felberg e Ana Karla Marinho Lemos e seus projetos tem como público alvo a juventude, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e comunidade em geral.
“A proposta é contribuir com os conhecimentos sobre a elaboração de um projeto cultural e sua execução, perpassando por todas as suas etapas e desenvolver as competências organizacionais e gerenciais, noções de contrapartida social, continuidade do trabalho e memória. Bem como apresentar exemplos de projetos já executados e promover práticas que complementam o aprendizado”, explicou Thays Ferreira.
O Arte no Bairro é um dos 11 coletivos que foram selecionados no Ciclo 2 das Oficinas Labconecta, que faz parte das ações do eixo HUB ES+ do Programa ES+Criativo, e prevê a realização de oficinas de redação e execução de projetos culturais em vários territórios do Espírito Santo.
O Labconecta é realizado pela Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) como parte das atividades do Hub ES+, desenvolvida em parceria entre o Ifes e a Secult/Governo do Estado do Espírito Santo e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes), Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e Núcleo Acadêmico Poiein.
Insta: @artenobairro