Nesta quarta-feira (09/04), o Ifes Campus Viana realizou o lançamento oficial do Observatório Ambiental de Viana, uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Viana, com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Coletivo Conscientiza Piapitangui e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).
O Observatório é um espaço permanente de monitoramento, pesquisa, formação e articulação de ações voltadas à proteção ambiental no município de Viana. A proposta integra ensino, ciência e compromisso social, reafirmando o papel do Ifes na promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania ambiental.
Essa união inaugurou um programa que articula comunidade, poder público e instituições acadêmicas com um objetivo em comum: cuidar do território e das pessoas que nele vivem.
O programa está estruturado em 3 etapas:
- Observatório Ambiental
– Levantamento biológico de fauna e flora
– Monitoramento participativo
– Mobilizações comunitárias
- Educação Ambiental
– Criação de material pedagógico
– Consultas públicas
– Planos de manejo e ação
– Formação de guias comunitários
– Oficinas, plantios, reflorestamento
- Implementação e Difusão
– Sistematização de dados
– Consulta pública final
– Compartilhamento de resultados
– Transformação do cuidado com o Vale das Cachoeiras
O evento contou com a presença de diversas autoridades, servidores, estudantes e colaboradores do Núcleo Poiein.
Estiveram presentes a diretora do Ifes Viana, Regiane Teodoro do Amaral; Pró-Reitor de Extensão do IFES, Lodovico Ortlieb Faria; a promotora de Justiça, Bruna Legora de Paula Fernandes; a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Viana e Coordenadora do FESCIAT, Isabela de Deus Cordeiro; o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; os co-líderes do Poiein, o prof. dr. do Ifes Viana, Robson Malacarne, prof. dr. da Ufes, Orlando Lopes, e o jornalista do Ifes, Leonardo Lopes; o presidente da Câmara Municipal, Joilson Broedel; o vereador Flavio Volponi; a sec. Mun. de Cultura, Fabiene Passamani; o sec. Mun. de Meio Ambiente André Luiz Rocha da Silva; representantes do IEMA e do Coletivo Formate e os anfitriões do Conscientiza Piapitangui: Piatan Lube, Danielly Barcelos, Larissa Gasques, Patrick Alves Reis e Kain Azoury Vargas.
Para Piatan o Observatório é mais que um projeto. “É um dispositivo coletivo de cuidado e consciência. É sobre fortalecer a presença das comunidades nas decisões sobre seus territórios, garantir políticas públicas sustentáveis e construir, juntos, essa história”, analisou.