A Festa da Criatividade 2022, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e outros atores do ecossistema de inovação e economia criativa capixaba, recebeu, nesta sexta-feira, o 6° Seminário Sys.terna. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein), e faz parte das ações de internacionalização do Projeto Hub Criativo Virtual, coordenado pela Secult e financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), por meio do Funcitec/MCI.
Esta edição contou com a participação do professor Eduardo Marques, da Universidade dos Açores (Portugal). Também participaram, como convidados, a pesquisadora Latussa Laranja, diretora do Instituto Jones dos Santos Neves e o professor Leonardo Bis, do Ifes. O tema do encontro foi “Territórios e o desenvolvimento de base comunitária: experimentando leituras de Economia Criativa”. A mediação foi realizada pelos professores Robson Malacarne, do Ifes, e Orlando Lopes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O Seminário Sys.terna é realizado pelo Núcleo Poiein e tem o objetivo de provocar reflexões sobre a relação entre a Economia Criativa e o Desenvolvimento Sustentável dos territórios. Esta edição, na Festa da Criatividade, foi uma das atividades de internacionalização propostas pelo Poiein no Programa de Extensão Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), ação do Instituto no Programa ES+Criativo. O evento foi co-realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes).