Desconstrução,
Economia Criativa e Sustentabilidade

Círculo de Cultura: a experiência da Rede de Competências e Saberes Coletivos no Chile

Uma semana de experiências, aprendizados e trocas culturais importantes para o Espírito Santo e os municípios de Viña del Mar e Valparaiso, no Chile.

Nos dias 26 e 27 de novembro uma comitiva do Ifes participou de dois intercâmbios com essas comunidades: um Círculo de Cultura na Biblioteca Comunitária de Villa Monte e o 12° Seminário Sys.terna, no Palácio Vergara, ambos em Viña del Mar.

No primeiro dia a troca da Rede de Competências e Saberes Coletivos girou em torno dos pontos de cultura do Chile e do Brasil e os trabalhos realizados pelo Ifes no ES e as experiências dos coletivos locais.

O co-líder do Poiein e professor do Ifes Viana, Robson Malacarne, falou sobre o papel do Poiein e da estrutura do Ifes pelo Estado; a colaboradora do Poiein e professora do Ifes, Fabiene Passamani apresentou o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Ifes Guarapari, enquanto ação de promoção cultural; também professora do Ifes, Geisa Riberio, discorreu sobre as ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Ifes Viana.

Já o presidente da Adesjovem, coordenador do Ponto de Cultura e aluno de mestrado do Ifes, Gabriel Roccon, apresentou a Adesjovem enquanto ponto de cultura e OSC; e o coordenador adjunto do Poiein e aluno de mestrado do Ifes, Leonardo Meira, dialogou sobre os editais Labconecta/Hub ES+ e sobre os coletivos culturais que participam deste programa. Participaram ainda as alunas do Ifes, Ingrid Miholli, Alice Alves Telles e Amanda Falqueto.

Do Chile participaram do Círculo de Cultura Marko y José (integrantes do Parque Natural Kan Kan), Angie Lopez (JJVV. Cardenal Caro), Jacqueline Rojas (Presidenta de la JJVV. Población Villa Monte), Rosita Figueroa (Fundación Julio Guerra), Franco (CC. El Surco) y Neculman (Newen de Pobla), que no final deu um show de hip hop com letras que abordam a cultura dos indígenas Mapuches.

Pelas instituições públicas locais estiveram presentes Isidora Rivas (Cultura Comunitaria y Territorio del Municipio de Viña del Mar), Ania Avalos (Red de Bibliotecas Comunitarias, Municipio de Viña del Mar) y Marcelo Roman (Punto de Cultura Comunitaria del Ministerio de las Culturas).

“Estamos muito agradecidos pelos diálogos, comentários e experiências de intercâmbio. Para nós foi muito satisfatório que pudemos reunir e congregar com o Brasil e nossa comunidade. Agradecemos todas as pessoas que vieram de vários lugares e ajudaram a produzir e apoiar o Seminario Sys.terna”, postaram no instagram do Centro Comunitário Villa Monte.

O Centro de Villa Monte é uma biblioteca comunitária que abarca várias ações e atividades culturais desde o incentivo à leitura até questões alinhadas aos direitos humanos, educação, música entre outras áreas afins.

Na próxima reportagem falaremos da experiência do 12° Seminário Sys.terna.

 

 

Leo Cobal