Desconstrução,
Economia Criativa e Sustentabilidade

Congresso discute as tradições culturais e religiosas no arquipélago de Açores (Portugal)

Essa é uma implantação do laboratório de economia criativa experimental iniciado entre a cidade de Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, no Açores, em Portugal e Viana, no Espírito Santo, Brasil.

 

Para compartilhar vivencias culturais, identitárias, econômicas e sociais entre o município de Viana, no Espírito Santo, e o arquipélago de Açores, em Portugal, será realizado o Congresso Internacional de Economia Criativa e Inovação, com o tema: “as tradições culturais e religiosas como fomento para o turismo de base comunitária”.

 

O evento acontece no dia 17 de novembro de 2023 na Incubadora de Empresas de Base Local da Ribeira Grande, e consolidará o processo de cooperação e internacionalização entre as cidades de Viana-ES (Brasil) e Ribeira Grande – Ilha de São Miguel (Açores) por meio do desenvolvimento conjunto de projetos de educação, pesquisa e laboratórios de economia criativa experimental.

 

Para a partilha de experiências, o Congresso conta com pesquisadores, gestores e demais atores integrantes de comunidades que vivenciam a realização de festas tradicionais em seus territórios (tanto no arquipélago quanto nas comunidades emigradas espalhadas por outros continentes).

 

A escolha da localidade para realização do Congresso e para a implantação do laboratório de economia criativa experimental se deve ao processo de geminação iniciado entre a cidade de Ribeira Grande e Viana/ES – BR, cuja potência também se estabelece através da valorização e compartilhamento das questões culturais, identitárias, econômicas e sociais.

 

O Congresso Internacional de Economia Criativa e Inovação, é uma ação integrada de extensão dos Campi Viana e Vila Velha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

 

A realização é da Empresa Junior (Ej) de Biomedicina do Espírito Santo (BiomES), selecionada pelo Edital 001/2023 – Seleção de Empresa Júnior para realização de ações no âmbito da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx).

 

Essa ação é patrocinada pela Prefeitura Municipal de Viana e conta com apoio institucional da Diretoria Regional das Comunidades do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Leo Cobal