O Belas Artes Projetos Culturais é um Ponto de Cultura reconhecido e certificado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, e fica localizado na comunidade ribeirinha, às margens do Rio Cricaré, no bairro Cacique, em São Mateus.
Esse bairro faz parte do Programa Estado Presente (política pública de âmbito estadual através da Secretaria Estadual de Direitos Humanos), pois trata-se de região periférica onde crianças e adolescentes são comumente negligenciados pelo poder público e por consequência recrutados pela criminalidade.
Atuando desde 2013, o coletivo promove atividades formativas e produção de espetáculos para jovens, além de eventos e intercâmbios artísticos, assim como os espetáculos de fim de ano como resultado do trabalho desenvolvido com aulas de dança.
No Labconecta, o coletivo foi aprovado com o projeto “Oficina de Produção Cultural”, que contribui para a formação de artistas e produtores na elaboração de projetos culturais e ensina como utilizar leis de incentivo, editais e regulamentos culturais para promover projetos. A oficina tem 17 inscritos, sendo que 20 pessoas estão fazendo consultoria individual e está sendo realizada desde dezembro de 2024, com previsão para continuar até meados de fevereiro.
Participam do coletivo Marcelo Pires de Oliveira, Vitória Felicio Dornelas, Jose Augusto Boaventura de Souza, Alif Santos Ferreira e João Victor Ruy Oliveira Eli Drumond.
O Belas Artes Projetos Culturais é um dos 11 coletivos que foram selecionados no Ciclo 2 das Oficinas Labconecta, que faz parte das ações do eixo HUB ES+ do Programa ES+Criativo, e prevê a realização de oficinas de redação e execução de projetos culturais em vários territórios do Espírito Santo.
O Labconecta é realizado pela Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) como parte das atividades do Hub ES+, desenvolvida em parceria entre o Ifes e a Secult/Governo do Estado do Espírito Santo e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes), Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e Núcleo Acadêmico Poiein.
Insta: @belasartessm