Valorizar a cultura da Barra do Jucu e contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico da comunidade, bem como a criação de um distrito coletivo. Esses são alguns dos objetivos do Museu Vivo da Barra do Jucu, em Vila Velha.
Criado em setembro de 2015, o coletivo faz um resgate da cultura local e tem se consolidado como umas das entidades de referência do estado, não só para os estudos sobre a cultura popular tradicional do Espírito Santo, mas também como importante instrumento de organização da classe cultural e outros grupos criativos e tradicionais da comunidade, além de ter importância ímpar para a democratização do acesso aos recursos por parte de artistas locais.
Com a oficina “Prática fotográfica para registro de projeto cultural e ambiental” aprovada no Edital 003/2024 (Ciclo 2) da ação Labconecta, o Museu auxilia na capacitação dos participantes a produzirem fotos de qualidade para utilização na elaboração, divulgação e inventário de seus projetos, considerando que o registro fotográfico é fundamental para uma boa apresentação, publicidade e registro histórico de um projeto sociocultural e socioambiental.
Foram inscritos 12 oficineiros que já estão acompanhando as aulas desde o dia 11 de janeiro. Na primeira atividade eles fizeram uma visita ao Ateliê do artista plástico Kleber Galveas.
Participam do coletivo Sebastião da Silva Rodrigues (Sebaba), Ricardo Vereza Lodi, Lena Côgo, Paolo de Souza Silva, Carlos Magno Receputi de Queiroz, Thiago Vescovi Emerick e Carla Mello.
O Museu Vivo da Barra do Jucu é um dos 11 coletivos que foram selecionados no Ciclo 2 das Oficinas Labconecta, que faz parte das ações do eixo HUB ES+ do Programa ES+Criativo, e prevê a realização de oficinas de elaboração e execução de projetos culturais em vários territórios do Espírito Santo.
O Labconecta é realizado pela Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) e faz parte das atividades do Hub ES+, desenvolvida em parceria entre o Ifes e a Secult/Governo do Estado do Espírito Santo e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes), Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e Núcleo Acadêmico Poiein.
Insta: @museuvivodabarradojucu
Site: https://museuvivodabarradojucu.com.br