O Cidade para Todos é um coletivo fundado por Jardel Silva, um jovem preto periférico, arquiteto e urbanista, que visa promover a transformação urbana e social através de projetos inclusivos que envolvem a comunidade, em especial jovens e idosos, em discussões sobre espaços urbanos, cidadania, cultura e desenvolvimento socioambiental.
Desde a sua criação, o coletivo tem atuado em comunidades periféricas e junto a diversos públicos, promovendo ações de fortalecimento de identidade cultural e urbana. Fundado com o propósito de dar voz a grupos invisibilizados, o coletivo tem conquistado espaço em diversas frentes, sendo aprovado em editais da Cultura do Estado, Juventudes, e da Secretaria de Direitos Humanos, além de cursos culturais e processos seletivos, seja por meio de ações gratuitas ou de projetos sociais de impacto.
No Ciclo 2 da ação Labconecta o coletivo foi aprovado e deu inicio a oficina “Primeiro Passo: Jornada do Sucesso Cultural”. Também participou do Ciclo 1 (Edital 002/2024) com o projeto “Laços Invisíveis: Conectando a Comunidade” com jovens e idosos da Região de Terra Vermelha, em Vila Velha.
O coletivo conta com voluntários multidisciplinares e experiência em coordenação de ações comunitárias que abrangem formação cidadã e o incentivo ao protagonismo local. Os participantes do coletivo são: Jardel Silva, Brígida S. S. Lopes, Bruna Silva, Sirlei Ferreira e Gabriel Andrade.
O Cidade Para Todos é um dos 11 coletivos que foram selecionados no Ciclo 2 das Oficinas Labconecta, que faz parte das ações do eixo HUB ES+ do Programa ES+Criativo, e prevê a realização de oficinas de elaboração e execução de projetos culturais em vários territórios do Espírito Santo.
O Labconecta é realizado pela Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) como parte das atividades da ação Labconecta do Projeto Hub ES+, desenvolvida em parceria entre o Ifes e a Secult/Governo do Estado do Espírito Santo e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes), Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e Núcleo Acadêmico Poiein.