Sediado em Viana, o Coletivo Conscientiza Piapitangui é uma iniciativa voluntária e dedica-se à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais, enfrentando os desafios climáticos com foco em territórios específicos.
É um grupo de pessoas interessadas em questões ambientais que se uniu para realizar ações concretas de conscientização de turistas e de proprietários de terras para ajudar a preservar e a salvar o ribeirão Santo Agostinho, afluente do Rio Jucu, que forma o Vale das Cachoeiras, sendo um patrimônio natural do município de Viana que está ameaçado pela ocupação desordenada.
As atividades incluem mutirões de limpeza no ribeirão promovendo a união de pessoas com diferentes conhecimentos para desenvolver um plano integrado de sustentabilidade e defesa dos valiosos recursos do Vale das Cachoeiras.
O Piapitangui já participou dos Ciclo Piloto e do Ciclo 1 das oficinas Labconecta e agora está focado na Oficina de Criação de Projetos Culturais, do Ciclo 2, Edital 003/2024. Eles tiveram 14 inscritos e 9 participantes e iniciaram no dia 22 de março, no Ifes Viana.
O coletivo valoriza a água como um elemento cultural essencial, simbolizando vida, purificação e renovação. Participam da organização Piatan Lube Moreira, Larissa Gasques, Patrick Reis e Flavia Zibral.
@conscientiza.eco.br