Desconstrução,
Economia Criativa e Sustentabilidade

Oficinas Labconecta estão se mobilizando pelo Estado

Onze coletivos estão produzindo oficinas de elaboração de projetos em parceria com a Secult e o Ifes.

O Núcleo Acadêmico Poiein por meio da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) avaliou e aprovou, em dezembro de 2024, 11 coletivos do Espírito Santo para serem financiados pela ação Labconecta do Projeto Hub ES+, desenvolvida em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no âmbito do Programa ES+Criativo.

A partir do Edital 003/2024 do Processo Seletivo Simplificado da Rede de Competências e Saberes Compartilhados (Ciclo 2), alguns desses coletivos deram inicio às oficinas em janeiro de 2025 e outros começam nos próximos dois meses.

Os coletivos aprovados foram: Arte no Bairro, de Cariacica; Belas Artes Projetos Culturais, de São Mateus; Biblioteca Livre Coqueiral, de Aracruz; Casa de Rabisco, de Vila Velha; Cidade Para Todos, também de Vila Velha; Cine Por Elas, de Vitória; Coletivo Formate, de Viana; Espírito Criativo, de Vitória; Conscientiza Piapitangui, de Viana; Gastação Infinita, de Cariacica; e Museu Vivo da Barra do Jucu, de Vila Velha.

A intenção é realizar atividades nos coletivos habilitados pelo edital de acolhimento da Agecx que promovam integração com os territórios criativos e potencialize projetos culturais, socioambientais e artísticos.

Em abril será lançado novo Processo Seletivo Simplificado voltado para 20 coletivos do Estado habilitados no Edital 007/2023 da Agecx. Aliás, esse é um edital de fluxo continuo e os coletivos interessados em participar das atividades podem se inscrever pelo formulário disponível no site https://nucleopoiein.com.br/editais/edital-numero-1-2/

Oficinas Labconecta/HUB ES+

O Labconecta faz parte das ações do eixo HUB ES+ do Programa ES+Criativo, e prevê a realização de oficinas de redação e execução de projetos culturais em vários territórios do Espírito Santo. Cada um dos laboratórios contará com coletivos formadores, selecionados a partir do Edital Agecx  007/2023, que por sua vez prevê a formação de uma Rede de Competências e Saberes Compartilhados.

O objetivo é que os coletivos que já possuem experiências em elaboração e execução de projetos possam atuar na capacitação dos demais coletivos dos territórios, formando uma rede de agentes capazes de atuar nas seguintes áreas: elaboração e gestão de projetos; comunicação; inovação; e captação de recursos.

É realizado pela Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) como parte das atividades da ação Labconecta do Projeto Hub ES+, desenvolvida em parceria entre o Ifes e a Secult/Governo do Estado do Espírito Santo e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes), Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e Núcleo Acadêmico Poiein.

Leo Cobal