Desconstrução,
Economia Criativa e Sustentabilidade

Seminário Sys.terna: a experiência da Rede de Competências e Saberes Coletivos no Chile

No dia 27 de novembro foi a vez do 12° Seminário Sys.terna – Cultura, Medio Ambiente y Economia Creativa, em um intercâmbio entre Chile e Brasil, realizado no Salão Dourado, no Palácio Vergara, em Viña del Mar, Chile.

No evento a Rede de Competências e Saberes Coletivos discorreu sobre o papel das organizações culturais no contexto de desastres e o cuidado com o meio ambiente; das pontes entre economia criativa e a política cultural comunitária; da produção cultural da juventude; financiamento para a cultura e o mapa da Cultura Viva no Brasil.

O Seminário Sys.Terna contou com a colaboração do Núcleo Acadêmico Poiein, Ifes Viana, Adesjovem, Punto de Cultura Villa Monte, Prefeitura de Viña del Mar, Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio do Chile.

Os coletivos do Centro Comunitário Villa Monte, Puchuncarock e Surco Centro Cultural falaram sobre seus projetos, dificuldades e retorno cultural e ambiental em seus territórios. Teve ainda apresentação sobre o Nodo Valpo que, inclusive, já fez parceria com o movimento Fora do Eixo do Espírito Santo.

As alunas do Ifes Viana Ingrid Miholli, Alice Alves Telles e Amanda Falqueto apresentaram as atividades dos Centros de Referência da Juventude (CRJ) do Estado.

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Ifes Vitória, Gabriel Roccon e Leonardo Meira deliberaram sobre a experiência da Adesjovem enquanto ponto de cultura e sobre os editais voltados para coletivos culturais do Núcleo Acadêmico Poiein, respectivamente.

Gabriel é também presidente da Agência de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem) e coordenador do Ponto de Cultura no ES e Leo é coordenador adjunto do Núcelo Poiein.

Os professores do Ifes Robson Malacarne, Fabiene Passamani e Geisa Ribeiro explanaram sobre ações do Ifes pelo Estado. Robson apresentou a estrutura dos campi do Ifes no Espírito Santo e sobre programas culturais, como o Cultura Viva.

A profa. Fabiene tratou do termo de cooperação técnica entre o Ifes Viana e Prefeitura Municipal. O quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, e o Neabi do Ifes Viana, foram os temas da professora Geisa.

“Foi destacado o trabalho colaborativo das organizações culturais no município como atores chave do processo de transformação local do território e contribuiu para o fortalecimento das politicas culturais mediante um espaço de diálogo, formação e retroalimentação por meio das experiências do Brasil com os Programas Cultura Viva e Pontos de Cultura”, salientou a postagem feita na Secretaria de Cultura, Artes e Patrimônio de Valparaiso (@culturavalpo).

Pelas instituições públicas locais estiveram presentes o secretário regional ministerial de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de la Región de Valparaiso, Javier Esnaola Vidal; Isidora Rivas (Cultura Comunitaria y Territorio del Municipio de Viña del Mar) y Marcelo Roman (Punto de Cultura Comunitaria del Ministerio de las Culturas).

Ao final fizeram uma apresentação de “El Tumbe”, também conhecido como “Tumba Carnaval”, uma dança afrodescendente típica dos habitantes do Vale de Azapa (norte do Chile), mostrando o ritmo e a coreografia bailada nas épocas coloniais.  Era uma dança de namoro, onde os dançarinos se deitavam com os quadris e era tocada com uma mandíbula de burro, violão e um tambor.

 

Leo Cobal