Na próxima semana o Núcleo Acadêmico Poiein em parceria com o Ifes Viana, a Agência de Desenvolvimento Social Jovem (AdesJovem) e o Centro Comunitario de Villa Monte, da cidade de Viña del Mar, no Chile, vão promover o 12° Seminário Sys.terna – Cultura, Medio Ambiente y Economia Creativa, em um intercâmbio entre Chile e Brasil, na “Ciudad Jardín”.
A partir de segunda-feira (25) já serão realizadas atividades com um Circulo de Cultura e Roda de Conversa compartilhando experiências daquele país no âmbito do Programa Público Nacional “Puntos de Cultura Comunitaria”. E na terça (26) o compartilhamento de experiências do Espírito Santo e do Brasil por meio da Politica Nacional Cultura Viva e as políticas culturais de base comunitária.
O Seminário acontece na quarta (27), no Museu Palacio Vergara, e tratará do papel das organizações culturais no contexto de desastres e o cuidado com o meio ambiente; das pontes entre economia criativa e a política cultural comunitária; da produção cultural da juventude e o mapa da cultura viva no Brasil. Nos dias 28 e 29 de novembro, a equipe vai a campo conhecer os pontos de cultura existentes em Viña del Mar.
“O espaço articulado pelo Poiein no Chile pauta a economia criativa de base comunitária mobilizada pelos pontos de Cultura do Brasil e do Chile. Os coletivos compartilharão metodologias e estratégias para transformar territórios pautando a importância de políticas públicas com sistemas de transferência de recursos transparentes e efetivos”, disse o co-líder do Poiein e professor do Ifes, Robson Malacarne.
Junto à Robson, participarão do evento o presidente da Adesjovem, coordenador do Ponto de Cultura e aluno de mestrado do Ifes, Gabriel Roccon; a colaboradora do Poiein, pesquisadora e professora do Ifes, Fabiene Passamani; a pesquisadora e professora do Ifes, Geisa Lourenço; o coordenador adjunto do Poiein e aluno de mestrado do Ifes, Leonardo Meira; as alunas do Ifes, Ingrid Miholli, Alice Alves Telles e Amanda Falqueto Pereira; além de vários gestores culturais do Chile.
“Essa edição do Seminário Sys.terna representa um movimento de fortalecimento das relações entre Brasil e Chile, que se refletem nas políticas culturais de ambos os países, seja pela valorização das culturas tradicionais, bem como pela agenda de perspectivas de base comunitária. Tem sido possível percebermos a importância do Brasil e sua contribuição para a cultura da América Latina, em especial a influência que a Política Nacional Cultura Viva tem exercido na consolidação dos Puntos de Cultura Comunitaria (PCCs) no Chile”, acrescentou Gabriel.
O Seminario Sys.Terna tem a colaboração do Poiein, Ifes Viana, Adesjovem, Punto de Cultura Villa Monte, Prefeitura de Viña del Mar, Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio do Chile.