A Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) é um Programa de Extensão desenvolvido pelo Núcleo Acadêmico Poiein, com o objetivo de estimular e viabilizar a produção e a difusão de conteúdos e práticas socioeducomunicativas, com ênfase no estímulo ao desenvolvimento da vida comunitária e nas possibilidades de participação dos cidadãos, sobretudo os jovens, na vida social, produtiva e cultural do seu entorno, visando finalmente ao desenvolvimento sustentável de base comunitária dos diversos territórios socioculturais.
A metodologia da Agecx prevê a implantação de laboratórios experimentais de aprendizagem e vivência cujo escopo será o desenvolvimento de competências no campo da “Cognição e Linguagem” visando à qualificação de Coletivos para atuação em suas comunidades por meio de oficinas formativas em elaboração de projetos e em “práticas comunicativas comunitárias”.
É um conjunto estruturado de interações sistêmicas formado por ações, projetos e agenciamentos dos Coletivos entre si, mediadas pelo Programa Labconecta/Hub ES+, que constituem metodologia própria da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) visando a aumentar sua capacidade de intervenção nos territórios socioculturais.
É o Programa de Extensão Agência de Economia Criativa Experimental, uma ação do Núcleo Interinstitucional de Extensão e Pesquisa “Poiein – Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade”, executado em parceria entre o Ifes – Campus Viana e o Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (DLL/Ufes).
A Agecx é parte da oferta de serviços aportados pelo Ifes nos projetos “Hub ES+” do Programa “Espírito Santo Mais Criativo (ES+Criativo)”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) em parceria com outros órgãos e instituições públicos e privados.
O objetivo é a produção e a difusão de conteúdos e práticas socioeducomunicativas, com ênfase no estímulo ao desenvolvimento da vida comunitária e nas possibilidades de participação dos cidadãos, sobretudo os jovens, na vida social, produtiva e cultural do seu entorno, visando finalmente ao desenvolvimento sustentável de base comunitária dos diversos territórios socioculturais.
A ação “Labconecta” se constitui em laboratórios experimentais de aprendizagem e vivência cujo escopo será o desenvolvimento de competências no campo da “Cognição e Linguagem” visando à qualificação de Coletivos para atuação em suas comunidades por meio de projetos de intervenção sociocultural.
O coletivo tem que se cadastrar no EDITAL 007/2023, de fluxo continuo, que se encontra no link abaixo. Após a habilitação, os Agentes Culturais Coletivos (ACC) comporão um banco de competências e saberes, sendo acionados, de acordo com a classificação, conforme as necessidades definidas pela Coordenação do Programa e/ou por demandas institucionais da rede IFES e do programa Labconecta/Hub ES+.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfl6Vl7BPSr5Sy2XNJXJcQzQe5_FtzWF-TM84E77vwcuXDJ0w/viewform
Eles já fazem parte do banco de dados do Cadastro de Perfis de Coletivos Culturais (CPCC), com o registro de memoriais, diagnósticos, ideias e projetos que facilitem a constituição de novas parcerias para o desenvolvimento de ações futuras da Agecx nos Territórios alcançados.
No entanto, é necessário atualizar as informações junto ao formulário de dados cadastrais dos coletivos culturais, de acordo com o edital nº 007/2023.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQpiLtqIjLt0-wsV-e-IlaIquLDfnl1oLWWTOCzG29Vz6EVw/viewform
No momento estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Rede de Competências e Saberes Compartilhados – 003/2024 (disponibilização de vagas para o programa “Oficinas Labconecta/Hub ES+” – Ciclo 2 – para 16 coletivos).
Esse Edital é para coletivos interessados em coordenar oficinas voltadas para a elaboração de projetos culturais financiadas pela ação Labconecta HUB ES+ com recursos do Projeto HUB ES+/Fapes/MCI.
O Núcleo Interinstitucional de Extensão e Pesquisa “Poiein – Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade” tem o objetivo de promover a desconstrução, a crítica e a disseminação de referenciais metodológicos, prioritariamente para aplicação em projetos de interesse cultural, educacional e social no Estado do Espírito Santo.